CERICHUCAM (MUSEU DA UMBANDA)

CERICHUCAM
CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA À IDENTIDADE CULTURAL E HISTÓRICA DA UMBANDA EM CACHOEIRAS DE MACACU

Proposta de logomarca por Wellington Lyra (VER www.avivadesign.blogspot.com)

A concepção do Centro Estadual de Referência à Identidade Cultural e Histórica da Umbanda em Cachoeiras de Macacu surgiu como uma proposta formulada pela Companhia Artística Em Nós (VER www.avivateatro.blogspot.com/) por ocasião da I Conferência Sócio-Ambiental do Conselho Comunitário Regional do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, ocorrida em XX de XX de 2008. Aprovada pela plenária como proposta a ser defendida pelo município junto aos demais integrantes do Conselho (CONCRECOMPERJ), ela recebeu o respaldo de mais de 500 entidades da sociedade civil organizada de 15 municípios que aprovaram a proposição de Cachoeiras em sediar este empreendimento cultural.

Cachoeiras de Macacu sedia atualmente a entidade religiosa conhecida como "Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade" (VER avivareligiosidade.blogspot.com/2009/04/tenda-espirita-nossa-senhora-da-piedade.html) , que em 1908 foi o lugar onde historicamente surgira a Umbanda por meio do médium Zélio Fernandino de Moraes. Na ocasião, a Tenda funcionava em Neves (São Gonçalo / Niterói), e foi tranferida para o município de Cachoeiras no ano de 19XX.

A idéia do CERICHUCAM é funcionar como um espaço cultural de visitação aberta onde ocorrerão atividades que possam contribuir com o enriquecimento cultural e o combate ao preconceito acerca da Umbanda, uma religião brasileira difundida no mundo inteiro, além de sediar um acervo de exposição permanente, biblioteca e espaço para conferências, palestras e outros.

O Projeto encontra-se em fase de discussão com uma comissão responsável por articular as lideranças na área (líderes umbandistas, representantes do poder público, entidades culturais etc), e pretende em breve iniciar o cronograma de instalação do espaço, incluindo aí o tempo de articulação entre os parceiros, construção do perfil e da identidade do Centro de Referência, estudo sobre localização, viabilidade econômica e demais questões estruturais.

ACESSE TAMBÉM:
www.avivareligiosidade.blogspot.com/
www.avivagruposculturais.blogpost.com/